Já pensou ser responsável por uma campanha da marca Whiskas?

Se acha que é impossível porque não percebe nada de marketing e nem trabalha na Whiskas, não precisa! Basta ter uma boa ideia e ser ouvido pela marca. Foi o que Crisitina Rodrigues fez ao lançar uma ideia na página de facebook da Whiskas e que se tornou numa campanha de sucesso.

Anteriormente, falar diretamente com uma marca com a dimensão da Whiskas não estava ao alcance de qualquer um, hoje em dia com as redes sociais, esse contato é real e na hora. Um exemplo interessante é o desta fã que colocou um post no facebook onde sugeria que a marca desenvolvesse uma campanha em que por cada novo fã a Whiskas oferecia uma refeição a um gato de uma instituição. Este caso mostra-nos como podemos ser influenciadores de uma marca e como a mesma, ao estar atenta aos seus consumidores, pode ir ao encontro das suas espectativas. A Whiskas é uma das marcas portuguesas com mais forte representação no facebook, a forma como interage com os seus fãs, as campanhas que desenvolve e o retorno que tem destas ações, é exemplar. A marca ouviu com atenção a Cristina e reconheceu a qualidade da ideia e pô-la em prática. Posso dizer que a campanha teve um enorme sucesso, uma grande adesão de novos fãs (cerca de 3000), visibilidade nas redes sociais e muitas refeições oferecidas.

Para mim, este exemplo é a materialização da ideia de que as marcas devem ouvir e estar mais próximas dos seus consumidores, para melhor falarem e chegarem a estes – “by listening, marketing will re-learn how to talk” (Doc Searls & David Weinberger co-authors of The Cluetrain Manifesto). Com as redes sociais a Whiskas possibilitou uma maior aproximação ao cliente, deu-lhe a oportunidade de ter um papel ativo na promoção da marca e, como retorno, alcançou o reconhecimento por parte dos aderentes à campanha, acrescentou valor à marca ao envolver-se a uma causa nobre e consequente aumento de credibilidade.

Assim se deseja que seja uma boa comunicação entre marca e consumidor, uma comunicação aberta, atenta e flexível.

Verónica Passos
Participante da Academia FLAG de Marketing Digital, Lisboa 2012/2013
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