Quer vender um produto ou divulgar uma ideia, de uma forma eficaz e marcante? Contar uma história é das formas mais antigas de o fazer. Como? Envolvendo o consumidor por forma a que este queira partilhar o seu conteúdo.
O mundo está em constante mudança, assim como a maneira de produzir e receber conteúdos. Diariamente, estamos expostos a centenas de anúncios de publicidade, e só alguns têm a capacidade de sobressair. Desta forma torna-se difícil chamar a atenção do consumidor.
PORQUÊ UTILIZAR O STORYTELLING?
A utilização de técnicas de Storytelling, na comunicação de uma marca, estreita a relação com o seu consumidor, aumentando a confiança no produto, a notoriedade da marca e a angariação de novos clientes.
Boas histórias estimulam a imaginação, a ver o mundo com outros olhos, e potenciam outras histórias.
Pontos-chave de uma história:
- Ter princípio, meio e fim.
- O consumidor deve identificar-se com o personagem principal emocionalmente.
- No decorrer da história acontece algo de extraordinário no seu quotidiano.
- Devem existir obstáculos, sejam eles de causa natural ou humana.
- No decorrer da história há um momento de conflito, de tensão, de suspense que segura o espectador ao ecrã.
- No ponto mais alto da história atinge-se o Clímax.
- No fim, o desfecho, a resolução do conflito.
Se a história é cativante e bem contada, o consumidor vai captar melhor a mensagem e vai partilhá-la com a sua rede de contactos.
No caso da Coca-Cola, com a campanha ”happiness factory”, o consumidor é transportado para um mundo de fantasia, dentro de uma vending-machine, transmitindo a missão da marca.
No caso da Nike, com a campanha “my time is now”, o consumidor é chamado à ação.
Em suma, uma história deve:
- Transmitir uma grande ideia/conceito;
- Passar uma mensagem simples;
- Causar surpresa;
- Desafiar, inspirar;
- Potenciar partilha!
Como consumidor alguma marca o inspirou ou surpreendeu recentemente?
Carina Amaral
Participante da Academia FLAG de Marketing Digital (2ª Edição Lisboa)