Comunique para Nichos!

São muitos os nichos de mercado que podemos encontrar, e alguns com dimensões bastante interessantes.

É fundamental estar atento, identificar esses grupos, conhecer as suas necessidades, e investir numa comunicação diferenciada e dirigida, dando ênfase às características dos seus produtos que são mais valorizadas por cada um deles.

Aproveite a menor concorrência existente nalguns nichos, para penetrar nesses micro-mercados e ganhar notoriedade. Até um pequeno nicho pode ser bastante rentável!

Dirija a sua estratégia a tantos nichos, quantos aqueles que se justificarem pelas características dos produtos que comercializa.

Evite colocar “todos os ovos no mesmo cesto”, garantindo assim uma maior estabilidade a possíveis variações comportamentais num determinado grupo.

Tire partido da proximidade e conhecimento que detém de cada nicho, e apresente propostas de valor que  satisfaçam as reais necessidades dos seus elementos.

Utilize os meios e ferramentas ao serviço do marketing digital, para melhorar a eficácia e retorno da sua estratégia de comunicação, nomeadamente:

GOOGLE ANALYTICS
Auxilia a tomada de decisão e definição de medidas correctivas no funcionamento do nosso web site, tendo em vista a concretização de determinados objectivos. Esta ferramenta efectua uma recolha automática de dados por cada visita efectuada ao site, e permite-nos analisar essa informação utilizando métricas pré-definidas, ou criando algumas outras, para que possamos entender o comportamento dos utilizadores a qualquer momento.

SEO (SEARCH ENGINE OPTIMIZATION)
Conjunto de procedimentos utilizados para melhorar o posicionamento do nosso web site nos resultados dos motores de pesquisa. Para além da vertente puramente técnica, devemos concentrar a nossa atenção na relevância dos conteúdos, e destaque das palavras-chave que proporcionam maior tráfego proveniente dos nichos que pretendemos atingir.

E-MAIL
Sob a forma de e-mail poderemos dirigir mensagens promocionais a clientes potenciais ou já existentes. Este meio de divulgação, permite que se estabeleça uma comunicação individualizada a partir do momento em que recebemos respostas às nossas mensagens. É a altura de conhecer em pormenor as necessidades do nosso interlocutor, para que possamos naquele momento e futuramente, apresentar-lhe as melhores soluções para o seu perfil.

SOCIAL MEDIA
Instrumento de comunicação social, que permite a interação entre os seus utilizadores. Em algumas plataformas é possível, de forma fácil e rápida, identificar, comunicar e criar vínculos com grupos de interesse, conhecendo de perto as suas reais necessidades. São inúmeras as plataformas utilizadas hoje em dia com notoriedade mundial. A título de exemplo poderemos referir Word Press Blogs; Linkedin; YouTube; Facebook; Second Life etc.

VIDEO
Instrumento de excelência para a transmissão de emoções. Ganhou uma maior visibilidade e importância dada a multiplicidade de canais onde pode ser apresentado. Teremos então que produzir os nossos vídeos “à medida” dos canais que iremos utilizar, e do público com quem queremos comunicar. São imensos os canais que permitem a sua difusão: partilha de vídeos, redes sociais, web sites, blogs, email, etc.

MOBILE
Os dispositivos móveis são hoje ferramentas presentes no quotidiano das pessoas, e que lhes permitem estabelecer uma permanente comunicação, e obter as mais diversas informações de apoio às pequenas decisões do seu dia-a-dia. Torna-se então determinante fornecer informação útil e relevante para o momento e contexto em que o utilizador a procura. A criação de aplicações que utilizam a geo-referenciação é um bom exemplo, pois permite ajudar quem procura por algo, num determinado lugar, indicando-lhe o que temos para oferecer aí. Pensando de uma forma menos contextual e simplista, poderemos também desenvolver campanhas baseadas em SMS ou MMS.

DIGITAL ADVERTISING
São vários os tipos de publicidade que poderemos ter nos meios digitais, bem como as plataformas onde esta é apresentada. Eis aqui  dois exemplos:

Search Engine Advertising: Publicidade nos motores de pesquisa. Permite de uma forma muito rápida criar uma ou várias campanhas com anúncios segmentados e direcionados ao nosso nicho, através da definição de palavras-chave. Conseguiremos responder de forma imediata às necessidades do utilizador que procura determinado produto ou serviço. Possibilita um  total controle e definição de custos. (ex: Google Adwords).

Facebook Ads: Algumas redes sociais, donde destacamos o Facebook, também disponibilizam um serviço simples para criação e difusão de anúncios pubIicitários dentro da sua rede. Também esta ferramenta permite um total controle de custos, e possibilita não só uma segmentação tradicional, como também através de grupos de interesse.

Utilize e retire o melhor partido destas ferramentas, mas tenha sempre presente a fusão, tanto quanto possível harmoniosa, que pretendemos que exista entre os diversos canais.

Rogério Pereira
Participante da Academia FLAG de Marketing Digital (2ª Edição Lisboa)

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